A influência da mídia em sua vida.

     Hoje o tempo está fechado e chuvoso, ótima oportunidade para assistir um filme embaixo de um edredon com um “balde” de pipoca com refrigerante de limão. Mas é lógico que depois do trabalho ! 
    Prefiro assistir qualquer filme do que assistir a programação da rede globo, a programação brasileira está péssima, não vejo mais o interesse em informar algo instrutivo ao telespectador, sem falar nas novelas, que mostram várias situações do cotidiano ,porém pecam na resolução da mesma.
    Prefiram filmes, prefiro séries que me motivam a pensar, e a entender o que o ser humano é capaz de pensar e fazer ! Em tudo que assistimos ou lemos, é para trabalharmos nossa mente e desenvolver a habilidade de resolução. Já as novelas globais (ainda há piores, mas a grande massa é a global), sempre mostram as mesmas situações (é o que povo quer ver, infelizmente), sempre as traições, que apesar da aventura de trair o seu marido/esposa, sempre demoram á ser “pegos”, e acredito que na mente de quem assiste, passa a impressão de que é bom, sendo assim motivam inconscientemente á tais atos. Nada parece ser mostrado com dignidade, a mulher que é agredida pelo marido, não o denuncia (é o que se deve fazer no primeiro instante, e não ter “dó”). Estes mesmos temas abordados pelas telenovelas, são prejudiciais, eles querem que voces (inconscientemente ) aprendam do modo deles, querem que ouvem as mesmas músicas, querem que se vestem como eles, querem que tomem a atitudes que eles mostram, querem criar á SUA REALIDADE.
    Saiba dividir seu tempo, torne sua preciosa “hora” em casa para conversar com seus filhos, estimule debates, conte o seu dia para seu marido, diga a sua mãe como foi a sua esperência na escola, e o que você aprendeu, leiam livros e discutem sobre o assunto, assistam documentários e comentem, tem tantas maneira de tornar nosso tempo mais produtivos em casa. Temos hoje em dia, um equiparação familiar, pois geralmente todos os membros trabalham, e ainda tem que cuidar dos afazeres de casa, estudar, e aí você chega em casa e perde tempo com algo tão promíscuo (como as temáticas das novelas). Com o tempo a família se distancia, você fica tão entretido com os personagens, que esquece da vida real, e passa a viver uma realidade que não é a que você queria, o tornando infeliz, e os infelizes estão mais propensos á serem aprisionados, pois causam um acerta dependência, e elas sempre irão comparar suas vidas com a ficção. 
    Crie novos hábitos para você e sua família, o que eu escrevi acima foi baseado em experiências (pois sempre estou analizando um ser perdido por aí…). Você vai notar um ambiente mais sadio, todos voces devem estar pensando que é exageiro, mas se começarem a refletir, vão entender o que estou querendo informar.
Se você precisasse manipular alguém, quais eram os meios que você usaria ???
Meditem sobre TELEVISÃO;

a TELEVISÃO é onipresente (está em todos os lugares ao mesmo tempo, informando a mesma coisa)
a TELEVISÃO atinge á todas classes sociais (desde o rico ao pobre, e principalmente a classe média)
a TELEVISÃO tem diversas programações (mas a de mais evidência são as telenovelas).

Acho que agora é com voces…

 Por Fábio Santos
(não copie este texto sem a prévia do autor)

    

25 respostas para A influência da mídia em sua vida.

  1. Concordo em genero, numero e grau! Ainda que na Italia nao tenha Rede Globo (graças a Deus), temos sempre a RAI e os canais do primeiro-ministro! A massificaçao é sempre a mesma… ninguem merece! Por isso nao gosto de assistir televisao. So vejo jornais “neutros” (o da sky, por exemplo) e vejo coisas interessantes na sky (documentarios, series interessantes, musica..). Mas sinceramente, eu nao quase nunca vejo TV. Prefiro um bom livro, uma boa musica, uma boa conversa.
    Um beijo!

  2. rebelheartbr disse:

    Mas o duro Fabio é que como você falou, as pessoas gostam desse tipo de história… Toda vez que se tentou fazer alguma coisa diferente, não foi bem recebida pela audiência…
    Mas como eu tb detesto novela, eu tenho minha querida Sky que me proporciona mais opções pra assistir…

    bjs

  3. Fábio Santos disse:

    Eu feliz com as manifestações, e melhor ainda em ver que concordam. Documentarios, filme, musicais, são sempre bem vindo. No Brasil não se tem o costume de ler livros , e eu acho o cumulo isso, mas a tv (quando não ensinando bom conteúdo) só afasta a pessoa de boas instruções, como ler um bom livro. Praticar o ato de debater, isso é importante, temos que ser formadores de opinião.
    O jornal é informativo, pois vivemos em um globo em que um país acaba sendo ligado á outro, e aquele que tem a informação, vai longe…

  4. Lucas disse:

    Eu concordo, a globo é um lixo
    só tem coisa errada
    Tudo faz parte de uma conspiração… eles querem nos aprisionar com sua forma de viver way of life…

  5. NomoreTears disse:

    Brasileiro é burro, se deixa levar pela tv, e não lê nada… a não ser a biblia (não quero comentar)…
    Minha mãe leu 04 livros até hoje, meu pai disse que se lembra de ter lido “MOby Dick” , minha vó é analfabeta !!! ninguém percebe que a tv é prejudicial sim, ao não como o Fábio disse pois há excelente canais de conteúdo atrativo e interessante…

    vamu mudar meu povo, chega de globo e viva a Discovery…

  6. quemany disse:

    Obrigada pelo comentário em meu blog, Fábio. Apesar de não ser a favor da homossexualidade, acho importante a diversidade de opiniões.
    Um abraço, Deus te abençoe

    Taís Brem

  7. Búfalo disse:

    Eu estenderia isso à interenet. Claro que não é igual, principalmente por causa não apenas algumas opções, mas uma infinidade.
    Só que temos os mesmos problemas, desestimula a leitura etc. Tudo com bom uso é ótimo.

    Abraços,

    Búfalo,
    http://naoserouser.wordpress.com/

  8. Dark disse:

    oi
    vim comentar aqui, já que você comentou lá no meu blog, e eu acho que as redes de TV locais, da cidade emsmo, oferecem uma programação muito mais profunda do que as redes de nível nacional.
    ei, que tal uma parceria? você linka meu blog aqui que eu linko o sue no meu

  9. apartamento52 disse:

    Eu tenho 20 anos, trabalho, estudo, moro com 2 amigos e pago minha faculdade pra ajudar minha mãe. tenho todas as responsabilidades que vc possa imaginar, até porque administro e mantenho uma casa inteira. Não acho q ser chamado de velho é um sinal de maturidade… Mas quem sou eu pra achar alg coisa, não é mesmo… a vida é cheia de achismos. “Realmente a vida nos ensina mtas coisas mas muitos insistem em não aprender, e continuar na imaturidade alheia”.(se essa frase foi algo pessoal, acho que devo parar de escrever por aqui…)

  10. Fábio Santos disse:

    Não me referi á você quando citei esta frase, você esta passando por um aprendizado, é natural, aliás, é um processo natural !!! Temos que parar de nos classificar, ainda mais auto intitular “velho”… mas eu te entendo, acho que vc levou a mensagem ao lado negativo, não é bem assim, é uma questão de tempo. E se com 20 se sente velho… é complicado, pois acredito que a tendencia é ficar cada vez mais velho.

    Respira e viva o melhor da vida, sempre é nos dado escolhas.

    POR Fábio Santos

  11. acayra disse:

    Fabinho,
    Concordo com vc. A TV brasileira vai de mal a pior, por isso prefiro ler bons livros e procurar por coisas interessantes na internet ou sair por aí fazendo coisas que gosto.
    Passo mais tempo comigo do que a própria TV… e as pessoas perdem o prazer de passar mais tempo consigo mesmas e com as pessoas que amam.
    Acredito que a TV pode trazer uma lavagem cerebral nas massas, distorcendo aquilo que há de verdadeiro nelas.
    Estava também a ler o seu comentário sobre leitura aqui, e pasmem, ou o brasileiro mente fazendo fachada ou as coisas estão mudando. Estava visitando o site da Câmara Brasileira do Livro para fazer uma consulta, constava a seguinte enquete: “Quanto livros vc pretende ler este ano?”, daí vc tinha a opção de 5 ou mais, 4,3,2,1 e nenhum.
    Pasme, a resposta com 71% foi de 5 ou mais, 8% assumiram que não iam ler nenhum e o restante dividido entre as outras alternativas.
    Se isso for verdade é bom sinal, porém desconfio muito destes números pois, como sabemos, existem pessoas analfabetas fazendo o 2º grau…
    Penso pelo lado positivo, porém desconfio…

    Grande abraço e parabéns pelo ótimo texto.

    Camila

  12. Blog Revelia disse:

    Televisão é o que move o mundo hoje. Seja ela preto e branco, de tubo, LCD ou plasma, não existiria mundo sem TV. Não é minha opinião, é um fato… =/

    Obrigado por visitar o Revelia, se puder, espalhe a novidade de que o blog chegou. Vamos usar o boca-a-boca, melhor do que usar a TV… rs

    Abraço!

  13. Filipe Cardoso disse:

    Fábio apezar de gostar muito da programação da globo ou da televisão em si, concondo plenamente com você quando diz que é algo prejudicial a nossa mente, te adimiro muito pela sua capacidade de compreensão da vida, como um todo, mesmo não comentando muito no seu blog, acesso ele diariamente. Prometo que irei comentar mais!!!!
    Obrigado por tudo, e um grande abraço!!

  14. Fábio Santos disse:

    Muito bom a participação de todos, pena que não são todos que comentam.

  15. Oi Fabio,adorei a influência da mídia em nossas vidas,pois vc falou tudo.Não assisto novelas,tbm penso como vc. Procuro sempre assistir filmes que acabo alugando ou comprando,até mesmo desenhos,é sempre bem melhor. Eu tô fazendo o que me cabe. Ajudar o meu sobrinho que esta no orkut,aquele que te falei,pois ele esta mexendo com drogas, e minha sobrinha que anda super rebelde. Estou tentando conhecer essa juventude e procurar endende-los,até estou me modernizando e entendento de tudo. Adoraria conversar com vc,pois tem uma mente brilhante,te admiro muito,e tem uma ótima visão. Com certeza vai pra frente e mostrar muitas coisas boas e úteis na sua vida. Vou ler os outros e depois te falo tá,bjos.

  16. Fábio Santos disse:

    Sandra, obrigado pela consideração, sabe que pode contar comigo. Preciso terminar de ler uns livros, e futuramente desejo escrever um post sobra a juventude, assuntos envolvendo drogas e familias.
    Temos que fazer a nossa parte, achei interessante quando disse;
    “Estou tentando conhecer essa juventude e procurar endende-los…”, não devemos julgar, pois algum motivo levou ele a este caminho, então, temos que entender para poder identificar as falhas, julgar, criticar, será muito mais pior, e terá consequência pior ( e até irreversiveis). Mas você esta de parabens, esta prontificada a ajudar, pois é isso o que ele precisa.

    Fábio Santos
    https://fabiosantos.wordpress.com

  17. Netto disse:

    Já tive algumas experiência com a TV e sendo da área de comunicação posso afirmar com absoluta certeza que o texto decorre em paralelo ao que as novelas mais ajudam a fazer… “manipular pessoas”.

    Primeiro que as novelas seguem um padrão e como hábito não se é possível, hoje, fugir desse formato. Você pode até achar incrível que ela crie “deuses” e “deusas”, mas esse trabalho é muito bem planejado, estruturado e mesmo custando caro ela não pode perder isso. É o mesmo que acontece no mundo da música, criá-se ídolos do nada e do vazio e não é preciso ter talento, mas que eles sejam comerciais e enquanto houver um auge haverá alguém ganhando dinheiro.

    Num circulo vicioso o mesmo artista está em evidencia não só na novela, mas em muitas outras áreas e situações. É preciso que ele esteja firme na mente das pessoas, assim haverão sempre notícias que converjam no mesmo ponto.

    Outro fato é o mundo anestésico onde tudo é possível, principalmente no final, onde há casais de classes sociais diferentes, onde o vilão sempre se dá mal, onde no fim todos se casam e são felizes para sempre, onde ilusóriamente as dificuldades são sempre vencidas com a maior simplicidade do mundo. Enfim… a vida real é um pouco mais difícil, mas com a TV ela é mais “aliviante” sem essa fantasia ela talvez seria mais chata.

    Sonho é uma das palavras chave, mas é o sonho de quem?

    Perdoe-me a extensão do texto e quem sabe um outro dia com mais calma e vagar voltemos ao tema.

    http://www.sensoincomum.wordpress.com

  18. Fábio Santos disse:

    Estava só esperando o seu comentario, e por sinal foi muito satisfatório. Na verdade chegamos á um modelo televisivo, e precisa agradar os telespectadore, ou seja, precisa ter conteúdo (seja ele bom ou ruin), mas a minha preoculpação é o fanátismo, é o fato do brasileiro deixar de ler um bom livro para assistir uma novela cheia de clichês, e é lógico, sempre ditando tendencias, moda, conceitos comportamentais, etc…

    Muito obrigado pela sua manifestação !!
    fÁBIO sANTOS

  19. Gabriella disse:

    Segundo artigo na faculdade, primeiro tema se repete, a mídia enquanto escultora de nossa sociedade.
    A causa não deveria ser tema somente de artigos mas de manchetes e de leis. A mídia promove, converte e aniquila revoluções e movimentos, elege presidentes, justifica, promove e acalenta guerras. Cultura não deveria ser misturada com política ou economia… Por que é isso que a mídia é: uma empresa… O assunto é vasto, e eu só queria mesmo manifestar o meu contentamento em ver mais gente na causa.
    E é isso, viva os seres pensantes, e não apenas absorvidores!

  20. brazilianbloke disse:

    Concordo! Está coberto de razão. Pior é perceber que é eatamente isso que dá audiência para a Globo. O povo realmente gosta disse. É triste.

  21. Rodrigo disse:

    Chega!!!!!!Falem da Recópia um pouco!!!!!A Globo é o melhor canal da TV(só perde pra FOX).vcs têm provas da Globo fazer tudo isso? A Record se diz evangélica, mas rouba,e se acham os inocentes. E botam o nome de Deus em tudo!Vcs são CEGOS!

  22. tacy disse:

    eu tenho so 17 anos, sou nova mais é lamentável ver que onde eu moro alagoas quase ninguem nas escolas se interessam pelos estudos…na hora da aula ficam comentando sobre novelas ou jogos pois a internet quando mal usada é uma perdiçao.
    eu tbm ñ assisto televisao pois acho uma perca de tempo, so aos domingos na record que nas reportagens passa algo interessante as vezes…
    sem falar que a maioria da populaçao brasileira é analfabeta e sao bastante influenciados pela telvisao que os manipulam como fantoches….infelizmente é assim espero q um dia mude…
    bjus

  23. ketellyn disse:

    bom minha professora de fisica passou pra nois pesquisamos ii eu concordooo

  24. andreia disse:

    Oiie muito legal esse texto elli me ajudo muito com o meu trabalho de escola
    muito obrigado (:

  25. Marcilio disse:

    Eu gostaria de saber por que é que o povo brasileiro e tão burro!!!Pois como é que hoje em dia um programa com BBB10 da mais de 80% de aldiensia e os canis educativos não tem nen 10%!
    O povo esta ficando aliénado!Mais isto tudo e culpa das famílias que tem que colocar um ponto final nesta pouca vergonha que se estalou nas nossas casas!
    Vou pedi mais uma vez que pais, mães não deichem seus filho como pessoa rudes que a propria mídia os deixou assim!!!

Deixe uma resposta

