Hora do Planeta 2009 : Como participar

Em sua vida…

Como você pode apoiar a Hora do Planeta

banner_horadoplaneta_476x161

Às 20h30 do dia 28 de março de 2009, cidades em todo o planeta irão apagar as luzes durante uma hora, num ato simbólico, como uma eloquente mensagem de que é possível agir contra o aquecimento global e as mudanças climáticas. Existem diversas formas pelas quais você pode apoiar a Hora do Planeta em 2009, seja apagando as luzes da sua sala durante a noite, divulgando a mensagem da Hora do Planeta entre amigos, locais onde você compra e frequenta ou mesmo contribuindo financeiramente.

As informações a seguir explicam os vários níveis de comprometimento que você pode assumir com a Hora do Planeta.

1) Inscreva-se no site da Hora do Planeta

Mostre seu apoio à Hora do Planeta, inscrevendo-se no site do movimento no Brasil, gratuitamente. Você receberá informações regulares sobre o andamento da ação.

2) Mobilize: Monte sua equipe

Uma boa equipe é um dos maiores fatores de sucesso para fazer acontecer a Hora do Planeta ao redor da Terra. Reúna um pequeno time de pessoas e organizações comprometidas para ajudar a planejar como será possível apagar as luzes por uma hora na sua área. Sua equipe Hora do Planeta pode incluir seus amigos, colegas de escola, familiares e vizinhos, o diretor da escola local, o prefeito da cidade e/ou líderes empresariais. Reúna uma equipe que queira dedicar tempo e esforço para fazer acontecer a Hora do Planeta e você estará pronto para começar.

3) Divulgue a Hora do Planeta

Para inspirar-se e inspirar aqueles com quem você fala sobre a Hora do Planeta, visite a página http://www.horadoplaneta.org.br e assista aos vídeos da Hora do Planeta. Pense em como você poderia divulgar a ação e encorajar o maior número possível de pessoas, cidades e empresas a desligar as luzes por uma hora a partir de 20h30 do dia 28 de março. Pensando localmente, você estará agindo globalmente. Convoque seus amigos para a causa da Hora do Planeta. Envolver seus amigos e vizinhos é o caminho mais fácil para participar da Hora do Planeta e ajudar a fazer a diferença para o nosso planeta. Faça o download do kit de mobilização online e mande emails, banners, adicione as mensagens da Hora do Planeta na sua assinatura de email, SMS, Messenger, Skype, participe das comunidades no Orkut, Twitter, Flickr, You Tube e Facebook. Espalhe a idéia!

Participe da mobilização:

Cidades

Os monumentos públicos têm uma importância histórica e cultural para as cidades. São referenciais importantes e, normalmente, muito bem iluminados e expostos em áreas de grande circulação. Mande uma mensagem ao prefeito ou apresente a idéia da Hora do Planeta na Assembléia Legislativa. Se você conseguir que sejam apadas as luzes dos prédios públicos e monumentos, já terá dado uma grande contribuição.

Empresas

Fale com os lojistas e empresários e convide-os a participar da ação. Sugira que os restaurantes ofereçam jantares à luz de velas durante a Hora do Planeta. Mídia – Entre em contato com o jornal, televisão e emissoras de rádio locais e diga o que você está fazendo. Consiga alguma cobertura de mídia sobre o que a cidade quer para a Hora do Planeta ou envie a sua própria notícia.

4) Seja criativo!

Faça da Hora do Planeta um momento divertido de passar o tempo sem eletricidade. Seja criativo! Organize uma festa à luz de velas, promova música acústica ou um “olhar para as estrelas” num momento em que a iluminação esteja reduzida. Que tal jogos de tabuleiro como palavras cruzadas à luz de lanternas estrategicamente posicionadas? Aproveite o tempo para meditar ou alongar-se. Ou então prepare um romântico jantar à luz de velas. Outra dica é preparar um diálogo sobre a importância de combater as mudanças climáticas. Não se esqueça que 2009 é crucial para o futuro do planeta, pois os países precisam assinar um acordo internacional com medidas para que se mantenha o aquecimento global abaixo dos 2º C. Será um ano de mobilização para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa. No site http://www.wwf.org.br você encontra muitas informações sobre o tema. São muitas as formas de participar e de se divertir durante a Hora do Planeta, um ato simbólico em todo o mundo que vai mostrar o quanto estamos atentos e preocupados com a questão ambiental.

5) O que fazer todos os dias

Para diminuir a sua pegada ecológica, procure, sempre, economizar energia, combustível e água. Prefira produtos com pouca embalagem e que sejam produzidos na sua região. Incentive a reciclagem fazendo a coleta seletiva. Somente utilize madeira extraída legalmente, de preferência com certificação do FSC. Reduza o uso do automóvel e suas viagens de avião. Prefira os transportes coletivos e, sempre que possível, use a bicicleta ou faça uma caminhada. Veja aqui outras dicas. Faça sua parte e incentive seus amigos a fazer o mesmo.

6) Faça acontecer

Toda cidade ou comunidade é única e pode dar à Hora do Planeta um toque especial. Veja com o que sua cidade mais se identifica e incentive a população a usar estas características para criar sua própria Hora do Planeta. Fazê-la acontecer depende de você! Seja com um show de danças típicas, com uma sessão de jogos com os amigos, desde que se apaguem as luzes, será um sucesso! Você pode fazer sua Hora do Planeta, se trabalhar em equipe.

Resumo da Hora do Planeta

A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação earthhourlogo1com o aquecimento global e as mudanças climáticas. Em 2009, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental. Promovida pela primeira vez no Brasil, a Hora do Planeta conta com a adesão da cidade do Rio de Janeiro, empresas e artistas. Confira a lista de adesões no nosso site e faça parte desse time.

Contatos Cadastre-se no http://www.horadoplaneta.org.br
Visite e baixe o kit de divulgação em: http://www.wwf.org.br/hp2009 Entre em contato com a equipe da Hora do Planeta: horadoplaneta@wwf.org.br Sobre o WWF-Brasil O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.Sobre a Hora do Planeta A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF sobre mudanças climáticas. No sábado, dia 28 de março de 2009, às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, 2 milhões de pessoas desligaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, a Hora do Planeta pretende atingir 1 bilhão de pessoas em mil cidade.

Vamos fazer a nossa parte !!!

Fonte: http://www.wwf.org.br/
Recebi este email e estou fazendo a minha parte, mas juntos faremos a diferença !

9 respostas para Hora do Planeta 2009 : Como participar

  1. Fabio Santos disse:

    DIVULGEM
    É MUITO IMPORTANTE A COLABORAÇÃO DE TODOS.

  2. Nunah disse:

    Fábio, muito massa essa idéias de a Hora do Planeta. Você sabe quem começou esta idéia e quando?

    “.’

  3. Fabio Santos disse:

    A primeira edição foi na Australia (2007), conhecida mundialmente como “Earth Hour”.

    Participe e divulge.

  4. acayra disse:

    EUUUUUUUUUU TO NESSA!!! \O/ ATIVO!!!!

  5. Giselle disse:

    “O Boca-a-boca” é o meio mais eficaz, não deixem de divulgar pessoal…
    Vamo fazer alguma coisa pelo nosso planeta terra \õ/\o

  6. Leandro disse:

    É isso aê, alguém tem q fazer algo por esse planeta, e se não formos nos… quem será??
    <o/

  7. Jefferson disse:

    Essa é a hora de fazermos algo por onde moramos…
    Ajudem o Planeta…

  8. ramon disse:

    eu e minha familia estamos nessa.E nossos filhos, os filhos de nossos filhos e os filhos dos filhos de nossos filhos tambem agradecem.

  9. Elisa Surnin Saes disse:

    Logo que tomei conhecimento,decidi que vou participar.Tenho um restaurante temático em Quiririm, colônia gastronômica Italiana , de público seleto e formador de opinião.Estarei divulgando a partir desse momento.
    Restaurante e Espaço Cultural CASA DA ELISA.Quiririm S.P. Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: